Cursando Jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco, estou quase chegando ao quinto período. A passagem pelo quarto semestre superou minhas expectativas sobre ele. Acreditava que iria enfrentar situações mais complicadas, mas o saldo foi finalmente positivo. Não que tenha sido fácil por que pagar seis cadeiras não é fácil, mas esperava desespero total, pressão e prazos de entrega de trabalho apertados.
Depois do terceiro período acredito que me superei e resolvi organizar os estudos, lendo livros com antecedência e deixando tudo pronto antes do tempo limite. Essa atitude me ajudou a levar este semestre com mais tranquilidade e, inclusive, absolver mais os conteúdos fornecidos pelos professores.
Apesar disso, o que vem perturbando meus pensamentos desde o período passado é o vazio que percebo dentro do curso. Gosto de trabalhar com isso, gosto da prática, mas sinto falta de mais teoria, de debates interessantes e geradores de mais conhecimento, sinto falta de questionamento dentro deste curso. Como alguém pretende se tornar um jornalista daqui a dois anos se não possui uma bagagem de conhecimentos, gerais que sejam?
Sendo assim, se formariam apenas jornalistas no nome por que o resultado seriam 50 alunos que sabem todo o procedimento da prática do jornalismo, mas não sabem introduzir uma conversa e não sabem elaborar perguntas pertinentes por que não conhecem de fato o assunto que com o qual estão lhe dando. Sei que é impossível abarcar todos os temas, mas além da pesquisa pessoal do aluno, fora da universidade, um pouco mais poderia ser feito na sala de aula, nesse sentido.
Acredito que isso não vai melhorar prontamente, mas fica o desabafo e o início de um reflexão.
Por Hayla Cavalcanti
Exercício referente ao seminário sobre Blogs
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