sábado, 3 de dezembro de 2011

Reportando em tempos de redes sociais

Com o boom da Web 2.0 e a sua natureza interativa e perspicaz, foram surgindo inúmeros produtos dentro desta plataforma de comunicação. A Web 2.0 abarcou rapidamente a implementação das hoje tão difundidas redes sociais. Tarefa nada difícil, quando esta nova forma de consumo, dentro de um veículo tão pluralizante como a internet, muito se assemelhava com a Rede Mundial de Computadores.

Essa semelhança se deve, principalmente, ao perfil amplamente interativo, dinâmico e rápido que as redes socais mostraram ter, dando continuidade a uma lógica da web de transformar a comunicação em um fenômeno bidirecional,. Ou seja, nelas, o utilizador, em contato direto com sua rede de amizades e interesses, deixou de ser um mero espectador e passou a ser também emissor, criador de códigos, mensagens, trocas e compartilhamentos nunca antes vistos no processo comunicacional.

O fenômeno proporcionado através das redes socais, acabou transformando-nas também em fontes de informação no processo jornalístico, sendo encaradas, neste contexto, como deflagradoras de alguns zunidos a serem verificados.Ou seja, através dessas ferramentas, os jornalistas passaram a ter um acesso quase infinito de fontes e um número ainda maior de informações que podem gerar matérias. 

Nesta perspectiva, pode-se citar ainda um outro interessante fato existente nesta relação tão saltitante entre jornalismo e redes sociais. É a característica de poder ajudar os repórteres a terem informações em primeira mão de alguém que esteja presente ou próximo de um determinado acontecimento e de maneira muito instântanea.
A instantaneidade é o que tem tornado também as redes sociais como verdadeiros veículos de comunicação, utilizados por grandes empresas, detentoras de tradicionais jornais impressos, rádios e televisões, para dar informação, divulgar matérias, furos de reportagem. Estando presente onde está o seu público, essas empresas conseguem um importante espaço de debate e feedback sobre os produtos oferecidos, uma vez que é possível interagir, obter informações e até complementá-las.

Por Nathália Dielú
Exercício referente ao seminário sobre Jornalismo nas redes sociais

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