sábado, 3 de dezembro de 2011

E o jornalismo nas redes sociais?

O jornalismo nas redes sociais vem exercendo um papel muito importante para leitores internautas. Além de contribuir para o acesso facilitado à informação, as redes sociais conseguem chegar a todos os tipos de pessoas, desde os mais velhos aos mais novos, algo que o jornalismo tanto impresso, como nos grandes portais on line, não conseguia atingir tão rapidamente e com tanta facilidade.


Esse ponto - a rapidez - pode ser considerado positivo e negativo, já que as notícias se espalham dentro das redes sociais com toda essa velocidade. Essa instantaneidade pode servir para alertar a sociedade sobre o andamento do cotidiano de uma cidade, como o trânsito, acidentes e chuvas; ou ainda para divulgar novas bandas, livros e peças.


Apesar dessa vantagem, o jornalismo dentro dessas redes precisa redobrar os cuidados com as fontes, já que um único deslize pode ocasionar pânico geral, como foi o caso da repercussão das últimas chuvas no Recife, quando várias compotas de represas foram abertas pelos internautas, mas não na vida real. Uma moda que poderia ser evitada é a corrida para ser o primeiro a divulgar determinada informação. Essa maratona desnecessária acaba jogando dentro da rede informações incompletas e muitas vezes totalmente erradas.


Não checar as fontes e a veracidade dos fatos vem se tornando uma atitude corriqueira dentro das redes sociais, em substituição ao primeiro lugar no pódio dos que publicam informações na frente de todos. Esse é o tipo de ação que não precisaria acontecer.


Hayla Cavalcanti
Exercício referente ao seminário sobre Jornalismo nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário