sábado, 3 de dezembro de 2011

Jornalismo que interessa a todos?




“Jornalismo que interessa às pessoas”. Essa a descrição encontrada no site do programa de Cardinot, o Bronca Pesada. Uma reflexão pode e deve partir dessa frase, principalmente quando ela é atrelada a vídeos como este, que agridem e humilham um ser humano.


A ironia do próprio jornalista e apresentador do programa tem o único propósito de expor o rapaz preso. Essa humilhação é feita com menções diretas à homossexualidade dele, além de mencionar e mostrar ainda cenas onde o próprio Amaury se expõe, sem compreender em que posição ele mesmo estava sendo colocado - cabe aqui outra reflexão sobre as pessoas que não entendem como estão sendo agredidas e ainda colaboram para construir uma imagem distorcida de si mesmo dentro da sociedade.


Essa humilhação continua durante a reportagem com os recursos musicais. A câmera ainda chega a forçar a filmagem de Amaury, que tenta claramente se esconder dos holofotes. Seria essa a real solução para esse tipo de problema social? Como pode um jornalista, formador de opinião, tratar de um assunto dessa natureza com desprezo, como se fosse apenas um observador que não fizesse parte do que está acontecendo com aquela pessoa – quando na verdade todos somos responsáveis pela construção desse tipo de situação?


O jornalismo que interessa às pessoas é o jornalismo que, acima de tudo, procura passar a realidade dos fatos com seriedade e sem agredir pessoas envolvidas em situações como esta vista no vídeo. O comunicador não tem o papel de julgar.


Por Hayla Cavalcanti
Exercício referente ao seminário sobre Ética no Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário